
SIBS: empresa que gere rede Multibanco recusa passagem a teletrabalho a trabalhadores por turnos
A SIBS, empresa que gere o serviço Multibanco e é detida pelos vários bancos que operam no país, está a recusar a passagem a teletrabalho a profissionais que trabalham por turnos nas suas instalações em Alfragide. Segundo os relatos, esta situação é injustificada e irregular, uma vez que o trabalho desenvolvido por estes profissionais é realizado através de sistemas informáticos, sem atendimento presencial e, por essas razões, pode ser prestado remotamente.
Apesar das determinações que resultam das medidas mais restritivas de proteção face à pandemia, decretadas a 15 de Janeiro, a empresa recusou a passagem a teletrabalho. Segundo as denúncias, a administração informou estes trabalhadores por turnos das instalações da SIBS Processos que o desempenho das suas atividades mantém-se inalterado, não havendo adopção do regime de trabalho à distância, ao contrário do que aconteceu em 2020, numa situação muito semelhante.
As denúncias relatam que a empresa só está a passar ao regime de teletrabalho os profissionais destas áreas com horário dito “normal”, ou seja, que não trabalham por turnos nas mesmas funções, o que está a gerar indignação, dado que configura uma clara discriminação em relação a estes funcionários.
Recordamos que, logo no início da crise sanitária, em março do ano passado, conforme aqui divulgámos, a SIBS despediu trabalhadores precários, alegando a redução do nível de serviço provocada pelos efeitos associados à crise pandémica.