Torel Boutiques: despedimento de 60 precários e trabalho a tempo inteiro em lay off
A administração da Torel Boutiques, uma cadeia de unidades hoteleiras de luxo, segundo denúncias que recebemos, despediu cerca de 60 trabalhadores precários nos últimos meses do ano passado, ao não renovar os contratos a prazo. Os despedimentos tiveram lugar nas três unidades que a marca detém na cidade do Porto, depois da empresa ter beneficiado do regime de “lay off simplificado”, ou seja, após ter recebido apoio público para assegurar a manutenção dos postos de trabalho.
As denúncias relatam ainda várias irregularidades ao longo de toda a crise sanitária, como férias forçadas, imposição de banco de horas e uma pressão permanente para aceitar os abusos. Segundo os relatos, a empresa terá também forçado os funcionários a trabalhar em horário completo enquanto estavam abrangidos pelo regime de lay off , sendo a percentagem de salário pago decidida pela administração à margem da lei.
A Torel Boutiques é uma cadeia de hotéis composta por três unidades no Porto e uma em Lisboa, que inclui ainda três restaurantes.