BessaHotel Baixa despede trabalhadores no Porto
O BessaHotel Baixa, no Porto, está a despedir quem está no período experimental e a dispensar precários, bem como a forçar o conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras a entrarem em gozo de férias para poder reduzir em cerca de 50% os efetivos por turno. Segundo as denúncias que nos chegaram, a empresa está a despedir todos os trabalhadores com vínculos precários e todos aqueles que se encontravam ainda na fase inicial dos seus contratos de trabalho, ainda no período dito “experimental”, uma medida que terá atingido cerca de cinco dezenas de trabalhadores. Ao que se sabe, também pessoal de empresas que prestavam serviço em regime de outsourcing, num número indeterminado, foi dispensado.
Além desta postura de desrespeito pelos direitos e altamente lesiva dos interesses dos trabalhadores, as denúncias asseguram-nos ainda que no hotel, ainda em funcionamento há uma semana atrás, não eram cumpridas as práticas recomendadas pelas autoridades de saúde, para proteção dos trabalhadores em contacto direto com os clientes e dos próprios hóspedes.
A cadeia BessaHotel, detida pela Turisbessa – Empreendimentos Turísticos LDA, do empresário mexicano Manuel Pedro Alvarez Casal, tem três unidades hoteleiras em Portugal, das quais duas na cidade do Porto e uma em Lisbosa, tendo mais de uma centena de assalariados ao seu serviço.
