Cleanumber: empresa de limpeza recorreu a trabalho informal e sem condições

Cleanumber: empresa de limpeza recorreu a trabalho informal e sem condições

28 de Abril, 2020 0

Segundo denúncias que nos chegaram, o responsável da Cleanumber – Serviços De Limpeza, Unipessoal, Lda, terá angariado, através de grupo WhatsApp e “boca a boca”, trabalho sem qualquer enquadramento e sem quaisquer direitos, valendo-se da situação de necessidade das pessoas envolvidas. Esta empresa, com sede em Custóias, Matosinhos, viu na situação desesperante em que alguns trabalhadores imigrantes se encontram, fruto do facto de estarem sem rendimentos, e alguns até sem a sua situação regularizada, uma forma de aumentar os lucros. No dia 27 de março, foram transportados de Vila Nova de Gaia para o Porto, tendo daí seguido para o distrito de Aveiro, em carrinhas da empresa Cleanumber, para desempenhar trabalho em unidade da Simoldes, cliente da empresa. Esta situação manteve-se por cerca de 8 dias.

Segundo as denúncias, algumas destas pessoas trabalharam uma semana na limpeza das máquinas e zona de produção da empresa Simoldes, das 10h00 às 22h00, sem equipamentos de proteção individual e sem cumprimento das regras de afastamento social. Foi-lhes distribuída uma t-shirt da empresa Cleanumber, trabalhando sob vigilância de outros trabalhadores, tendo de se confrontar com comentários racistas e xenófobos. As denúncias relatam ainda que lhes foi dito que, mesmo nestas condições péssimas e ilegais, havia muita gente que quereria estar lá aproveitando a “oportunidade” para ganhar algum dinheiro. As condições resumiam-se ao pagamento de 3,50 euros à hora, calculada pela empresa apenas em função do tempo no desempenho do trabalho no cliente (excluindo o tempo das viagens), não havendo contrato ou qualquer outro vínculo, nem subsídio de alimentação. Acresce que as condições incluíram que o pagamento só seria feito no dia 10 de maio.

Estamos perante uma clara e consciente violação de todas as regras laborais e dos direitos mais elementares, assim como das normas determinadas pelas autoridades de saúde, com vista à contenção da pandemia.