Davimalhas: têxtil de Guimarães deve salários aos trabalhadores

Davimalhas: têxtil de Guimarães deve salários aos trabalhadores

9 de Maio, 2020 0

A Davimalhas, empresa têxtil de Pevidém, Guimarães, encerrou as instalações e não pagou os salários dos meses de março e abril. De acordo com as denúncias que recebemos, a empresa encerrou a 26 de março, não liquidou os salários desse mês e informou as trabalhadoras e os trabalhadores que iria recorrer ao novo “lay off simplificado”, a partir de 27 de março. No entanto, ainda de acordo com a informação recebida, o acesso a este regime está impossibilitado por dívidas da empresa à Segurança Social e vários credores.

As denúncias relatam ainda que a empresa não prestou mais informações aos cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras, pelo que há um clima de grande apreensão por não saberem quando serão liquidados os salários e se está assegurada a continuidade do posto de trabalho. Atendendo às consequências que esta atitude da administração da empresa está a ter nas vidas destas pessoas, os trabalhadores solicitaram, no passado dia 20 de abril, a suspensão do contrato de trabalho, nomeadamente para poderem ter acesso a algum rendimento, através do pedido de subsidio de desemprego.

A Davimalhas, Lda. foi fundada há mais de 30 anos e dedica-se à fabricação e comércio de confecções e têxteis. A empresa está insolvente e tem pendente um pedido de acesso ao Plano Especial de Recuperação (PER), para resolução de cerca de 1 milhão de euros em dívidas a vários credores, a que agora se juntam as dívidas aos trabalhadores e às trabalhadoras.