Lauak despede trabalhadores em Setúbal

Lauak despede trabalhadores em Setúbal

7 de Abril, 2020 0

A Lauak, multinacional francesa do setor aeronáutico, localizada em Setúbal, segundo denúncias que nos chegaram, está a despedir trabalhadores precários, tanto no caso dos que estão intermediados com contratos de trabalho temporário como pela não renovação dos contratos a termo com a própria empresa. Algumas denúncias referem também que os despedimentos podem estar a abranger trabalhadores com vínculo efetivo. A empresa está simultaneamente a impor horários de trabalho noturno sem as devidas compensações.

Esta é uma empresa que necessita de mão-de-obra qualificada mas que continua a ter vencimentos pouco acima do salário mínimo, na ordem dos 700 e poucos euros, que recorre com frequência ao IEFP para estágios profissionais, trabalhadores estagiários que são pagos miseravelmente e que fazem os mesmos trabalhos que qualquer trabalhador da empresa.

Devido à forte procura de encomendas, esta multinacional, que tem como seu cliente a AIRBUS, gigante europeia da aeronáutica, fez em 2019, um investimento de 32 M€, para uma nova unidade em Grândola, que se encontra a laborar desde outubro do ano passado.