JF Almeida: empresa têxtil impõe férias, funcionários a trabalhar temem falta de proteção

JF Almeida: empresa têxtil impõe férias, funcionários a trabalhar temem falta de proteção

16 de Abril, 2020 0

A empresa Têxteis J.F. Almeida, de Guimarães, está a impor unilateralmente o gozo de férias aos trabalhadores e trabalhadoras das fábricas de fiação e de acabamentos. As denúncias que recebemos dão conta que a empresa, à revelia da vontade dos trabalhadores, alterou o mapa de férias. Unilateralmente, a empresa está impor o gozo das férias previstas para o mês de Agosto neste mês de Abril. Segundo os relatos, a empresa continua a laborar, tendo a administração imposto uma rotação para diminuir a concentração de pessoas nos espaço de trabalho: mandou para casa metade dos funcionários nestas primeiras duas semanas, os restantes irão nas outras duas. Nestes dias sem presença no local de trabalho, que deveria ser uma medida básica de prevenção, a empresa impõem como período de gozo de férias.

Entretanto, na sequência de um teste positivo a uma funcionária, as autoridades de saúde decidiram encerrar a fábrica onde funciona a confeção, estando aqueles trabalhadores em quarentena profilática, conforme noticia o portal de informações GuimarãesDigital. Esta situação tem gerado apreensão nos restantes funcionários das outras fábricas, que não reconhecem que estejam a ser cumpridas as regras que garantam saúde e segurança a quem continua a trabalhar.

A Têxteis J.F. Almeida, S.A., fundada em 1979, conta com mais de 550 trabalhadores e trabalhadoras no conjunto das unidades industriais de fibras e fiação, de tecelagem, tinturaria e acabamentos e de confeção.