Webhelp recusa passagem a teletrabalho e coloca em risco saúde dos trabalhadores

Webhelp recusa passagem a teletrabalho e coloca em risco saúde dos trabalhadores

25 de Março, 2020 0

O call center da Webhelp, situado no Parque das Nações, em Lisboa, funciona 24 horas por dia e continua a obrigar o trabalho presencial. Isto apesar da vigência do decreto que concretiza medidas extraordinárias nesta fase e que torna obrigatória a adopção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam. O trabalho está a ser prestado sem assegurar as mínimas condições de proteção face aos riscos associados à transmissão do coronavirus, mantendo-se uma grande concentração de operadores no call center, com dezenas de pessoas a ocupar o mesmo espaço. A estes trabalhadores não está, para além disso, a ser garantido o acesso material de proteção e desinfectantes ou a distância de segurança entre colegas, mesmo depois de confirmados casos de trabalhadores com Covid-19. Segundo relato de trabalhadora em notícia publicada pelo Diário de Notícias a 21 de março, há pessoas cujos contratos não estão a ser renovados. A Webhelp é uma empresa francesa presente em 35 países, com mais de 55 mil funcionários, e com clientes como a Airbnb.