NOS recusa teletrabalho a trabalhadores de call center no Porto
Dezenas de operadores de call center da NOS no Porto continuam a trabalhar presencialmente, segundo denúncia dos trabalhadores e de várias fontes sindicais. A empresa está a passar os trabalhadores de vários departamentos a nível nacional para teletrabalho, no entanto mantém dezenas de operadores de call center no Porto a trabalhar presencialmente. Os funcionários da NOS do backoffice foram os primeiros a receber a indicação de que iriam entrar em teletrabalho. Seguiram-se os assistentes de call center, que levaram os computadores que habitualmente usavam no escritório para casa, onde passaram a trabalhar com a sua internet pessoal ou, para quem não a tinha, através de uma conta de internet instalada pela empresa. No entanto, aos e às profissionais que fazem o atendimento telefónico da linha generalista da empresa com escritórios em Campanhã foi negada a passagem a teletrabalho. Uma decisão que não cumpre o estabelecido no decreto que concretiza a declaração do Estado de Emergência em vigor desde 19 de Março, que torna obrigatória a adopção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam.