McDonald’s Leiria despede funcionários no período experimental e precários com contratos a prazo

McDonald’s Leiria despede funcionários no período experimental e precários com contratos a prazo

3 de Abril, 2020 0

No restaurante McDonald’s em Leiria, no Lis Shopping, estão a ser despedidos todos os funcionários com contratos ainda em período experimental. Segundo as denúncias que nos chegaram, a administração também já comunicou aos trabalhadores e às trabalhadoras com contratos a termo que estes não vão ser renovados. Os relatos falam que podem estar a ser afetados cerca de 20 funcionários, embora o número exato seja difícil de determinar, dados os diferentes turnos e a estratégia de individualização seguida pela empresa. Este estabelecimento da cadeia em Leiria, gerido pela Mcdonals Vifra S.A., abriu a 31 de dezembro de 2019.

Recordamos que já aqui divulgámos a situação de abuso num outro restaurante McDonald’s, em Vila Real, em que os trabalhadores foram coagidos e forçados a férias não desejadas, depois de vários dias a trabalhar sem condições básicas de proteção da sua saúde.

A gigante de comida rápida gaba-se de ser “líder mundial no mercado da restauração de serviço rápido”. Em Portugal, a sua rede tem já 172 restaurantes , onde trabalham cerca de 6.500 pessoas. Muitas são precárias, a maioria com baixos salários. Neste momento crítico, são as primeiras a ser descartadas.