Borgstena despede precários em Nelas, apesar de lay off e fundos comunitários

Borgstena despede precários em Nelas, apesar de lay off e fundos comunitários

9 de Abril, 2020 0

A empresa Borgstena, com fábrica em Nelas, está a despedir todos os funcionários subcontratados por empresas de trabalho temporário, enquanto aciona o processo de lay off. Segundo as denúncias que recebemos, para além da empresa estar a despedir todos os trabalhadores precários subcontratados, estará também a despedir os trabalhadores que, mesmo contratados pela própria empresa, tenham contratos celebrados recentemente, há 3 meses. Esta situação foi já denunciada no site Interior do Avesso.

Estes despedimentos acontecem apesar de, com o mecanismo de lay off, a empresa reduzir grande parte dos encargos com os funcionários, passando para o Estado parte do peso dos salários que os trabalhadores vão receber neste período. Segundo os relatos que recebemos, a empresa continua a laborar com uma atividade reduzida, mantendo uma equipa por secção.

Esta empresa é beneficiária de vários apoios municipais e comunitários. O projeto “Confordrive”, conforme descrito na página do projeto, “conta com o apoio COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de projeto individual, envolvendo um investimento elegível de cerca de 513 mil euros, o que resultou num Incentivo FEDER de cerca de 239 mil euros”.

Também “com um montante de investimento de 772.350,6 euros, o projeto “WhatCIM” é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do programa CENTRO 2020, no montante de 553.300,44 euros provenientes dos fundos Europeus de Desenvolvimento Regional.”