Gestamp Aveiro impõe tempo completo a trabalhadores em lay off, depois de despedir precários

Gestamp Aveiro impõe tempo completo a trabalhadores em lay off, depois de despedir precários

20 de Maio, 2020 0

A administração da unidade de Aveiro da Gestamp, empresa que fabrica componentes para a indústria automóvel, está, segundo denúncias que recebemos, a impor trabalho a tempo completo a trabalhadores abrangidos por lay off, a quem foi imposta uma redução de horário de trabalho e do salário. As denúncias relatam que as escalas elaboradas pela empresa não só não respeitam as respetivas reduções de horários, como os trabalhadores ainda são moralmente assediados para cumprir as 40 horas semanais, chegando mesmo a ver a escala mudada quase diariamente ou sendo chamados no próprio dia para ir trabalhar, mas recebendo apenas dois terços do seu salário. A empresa acionou o novo “lay off simplificado” a cerca de 550 trabalhadores, a partir de 10 de Abril, com variações entre suspensão de contrato ou reduções do período normal de trabalho entre os 33,33% e os 80%.

Já no mês de abril, antes de a empresa acionar o lay off, a administração tinha despedido cerca de 250 trabalhadores precários, conforme foi denunciado pela organização distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda. À semelhança do que aconteceu em várias empresas ao longo das últimas semanas, a Gestamp descartou os trabalhadores precários e logo de seguida recorreu aos apoios públicos, supostamente destinados a proteger o emprego no contexto de crise sanitária. Aliás, segundo os relatos, a empresa há muito recorre a trabalho precário para cumprir funções permanentes, uma estratégia que agora lhe permitiu simplesmente descartar estes trabalhadores e trabalhadoras.

A Gestamp Aveiro está situada em Nogueira do Cravo, em Oliveira de Azeméis. Integrado na multinacional espanhola Corporacion Gestamp, dedica-se ao fabrico de componentes e conjuntos metálicos para a indústria automóvel, estando presente em Portugal desde 1988 e a operar em Aveiro, Vila Nova de Cerveira e Vendas Novas. O Grupo Gestamp Automocion, divisão da multinacional dedicada ao setor automóvel, está presente em 18 países com 68 empresas e 13 centros de I&D, tendo obtido em 2019 lucros superiores a 9 mil milhões de euros.