Traço Criativo: atelier de arquitetura em Odivelas impõe trabalho presencial sem condições e sob ameaça de lay off

Traço Criativo: atelier de arquitetura em Odivelas impõe trabalho presencial sem condições e sob ameaça de lay off

22 de Maio, 2020 0

O empresa Traço Criativo – Arquitetura, Planeamento e Design, Lda., com atelier sediado em Odivelas, segundo denúncias que recebemos, está a impor o trabalho presencial às cerca de três dezenas de trabalhadores, apesar de não estarem garantidas as condições de proteção necessárias. As denúncias relatam que se verifica uma excessiva concentração de pessoas, bem como a recusa por parte da administração da empresa em fornecer máscaras, disponibilizando-as apenas aos clientes. De acordo com os relatos, depois de terem estado em teletrabalho, os trabalhadores viram-se obrigados, por imposição da administração da empresa, a regressar ao atelier no primeiro dia após vigorar o estado de emergência. A empresa não quis considerar nenhuma alternativa para os seus cerca de 30 funcionários. Os relatos sugerem que são várias as situações que não estão alinhadas com as recomendações para a saúde e segurança no trabalho no atual contexto, condensadas neste documento divulgado pela Autoridade para as Condições do Trabalho.

Devido aos riscos associados, os trabalhadores, em reunião com a empresa, pediram e propuseram a aplicação de medidas de prevenção, como a alternância de turnos ou a utilização obrigatória de máscara. Contudo, a administração recusou a implementação de um plano preventivo e chegou mesmo a ameaçar com despedimento a quem insistisse na exigência.

Os responsáveis da empresa utilizaram ainda a ameaça do lay off, insinuando que os trabalhadores e as trabalhadoras devem “ver os seus recibos de vencimento” para saber se lhes está a ser aplicado esse regime. As denúncias relatam que as referências ao recurso ao novo “lay off simplificado” são permanentes e nunca concretizadas, mantendo um clima de receio de perda de rendimentos.