Mecahers Aeronáutica despede dezenas de precários após beneficiar de lay off

Mecahers Aeronáutica despede dezenas de precários após beneficiar de lay off

18 de Setembro, 2020 0

A administração da Mecahers Aeronáutica, unidade industrial em Setúbal pertencente ao grupo Mecachrome, segundo denúncias que recebemos, está a despedir dezenas de precários após ter beneficiado do regime de lay off. Além da não renovação dos contratos a termo, atirando para o desemprego os trabalhadores com vínculos precários após ter beneficiado dos apoios públicos para a manutenção da atividade e do emprego, a gerência está também a pressionar os funcionários a gozar férias não desejadas. As denúncias relatam ainda que a administração dá sinais de estar a preparar o despedimento de funcionários efetivos, crescendo o receio entre os trabalhadores quanto ao futuro.

À semelhança do que aconteceu em várias situações ao longo dos últimos meses, os trabalhadores precários são simplesmente descartados após a empresa beneficiar do apoio público que deveria servir para assegurar a manutenção do emprego. Este é mais um caso que demonstra como as medidas implementadas pelo Governo não impedem a irresponsabilidade patronal e não protegem os precários.

A Mecahers Aeronáutica é uma unidade industrial do grupo francês Mecachrome, instalada em Setúbal desde 2014, dedicando-se ao fabrico e montagem de peças metálicas para a indústria aeronáutica, empregando cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras. Além de Portugal, onde tem também uma outra fábrica em Évora desde 2016, o grupo Mecachrome tem unidades industriais em França, Canadá, Marrocos e Tunísia, empregando mais de 3000 trabalhadores. Em 2018, registou um volume de negócios na ordem dos 380 milhões de euros.