Jobra: horários abusivos sob ameaça de despedimento na escola profissional artística de Albergaria-a-Velha

Jobra: horários abusivos sob ameaça de despedimento na escola profissional artística de Albergaria-a-Velha

4 de Outubro, 2020 0

A administração da escola profissional artística da Jobra, na freguesia da Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha, segundo denúncias que recebemos, está a forçar uma parte dos funcionários a cumprir horários excessivos. As denúncias relatam que estão a ser impostos turnos entre 10 e 12 horas, com a administração a forçar os funcionários a assinar um suposto acordo sob coação e ameaça de despedimento. A situação é especialmente grave e generalizada entre as profissionais de limpeza, auxiliares de educação e os funcionários da área da secretaria e receção. Para além destes horários, os profissionais afetos ao apoio a alunos deslocados, nas residências, são forçados a estar sempre contactáveis – 24 horas por dia, 7 dias por semana – e permanentemente disponíveis para prestar trabalho quando solicitado. Esta denúncia parece confirmar um padrão de irresponsabilidade patronal na instituição, depois do despedimento de professores e a sua substituição por novos profissionais precários, que já aqui divulgámos.

Segundo as denúncias, foram já efetuadas queixas junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). No entanto, os relatos descrevem um sentimento de apreensão e de impotência entre os trabalhadores e as trabalhadoras, uma vez que a abordagem aos funcionários nas anteriores ações inspetivas foram realizadas na presença da administração. Os funcionários receiam que se repita agora este modo de atuação da ACT, que no passado inibiu a confirmação dos atropelos à lei, devido ao medo de represálias e às ameaças de despedimento.

A Jobra é uma associação com atividade desde 1969 e sede na vila da Branca, que se dedica à promoção do ensino artístico e a diferentes atividades culturais para jovens. Com cerca de 130 trabalhadores, a associação gere uma escola profissional, um conservatório de música e uma academia de artes, dinamizando ainda um grupo coral e uma companhia de artes perfomativas, além de uma seção dedicada ao atletismo.