Casa Guedes: horários abusivos e trabalho não pago no restaurante do Porto

Casa Guedes: horários abusivos e trabalho não pago no restaurante do Porto

19 de Abril, 2021 0

A administração da Casa Guedes, um conhecido restaurante da cidade do Porto, segundo denúncias que recebemos, está a impor horários excessivos e trabalho extraordinário não pago. Segundo os relatos, há vários trabalhadores que estão a cumprir horários de 12 horas diárias em vários dias seguidos, sem acréscimo na retribuição. Em alguns dias, para compensar folgas, são mesmo realizados horários ainda mais longos, entre as 9h e a meia noite. As denúncias referem que, em alguns casos, os trabalhadores estão a realizar estes horários abusivos apesar de estarem em lay off.

Segundo as denúncias, os horários excessivos voltaram com a reabertura dos estabelecimentos, tendo o abuso apenas sido interrompido durante o período em que os restaurantes só podiam servir em take way. A administração justifica com o facto de vários trabalhadores estarem em lay off, prometendo rever a situação quando o apoio público terminar.

Além dos horários excessivos, as denúncias relatam ainda o abuso na marcação e gozo de férias, com a imposição de férias forçadas a acumulação de dias de férias por gozar.